segunda-feira, 10 de julho de 2017

Staying Vertical

Nome do Filme : “Rester Vertical”
Titulo Inglês : “Staying Vertical”
Titulo Português : “Na Vertical”
Ano : 2016
Duração : 100 minutos
Género : Drama
Realização : Alain Guiraudie
Produção : Sylvie Pialat/Benoit Quainon
Elenco : Damien Bonnard, India Hair, Raphael Thiery, Christian Bouillette, Basile Meilleurat, Laure Calamy, Sebastien Novac, Baptiste Roques, Adrien Marsal, Tangi Belbeoc'h, Jakez Andre, Mathieu Milella, Charles Beneat, Mathieu Philibert, Joan Jacq, Stephane Leucart, Estelle Bourget, Stephanie Finot.

História : Leo é um argumentista que tem uma paixão por lobos. Para isso, passeia-se pela planície de Lozère na França, em busca desse maravilhoso animal. Certo dia, conhece Marie, uma jovem pastora. Os dois envolvem-se, originando algo que os mudará drasticamente.

Comentário : Uma coisa que define os filmes deste realizador é o facto de raramente percebermos as mensagens neles contidas e com este filme passa-se o mesmo. Curiosamente, notei o esforço do cineasta para tentar passar alguma mensagem, mas infelizmente, não o conseguiu. O filme funciona como uma espécie de puzzle, tendo um fio condutor repleto de situações caricatas e que raramente convencem, visto que as justificações para tais acontecimentos são quase nulas. Mas é um filme que se vê bem, apesar de ter duas cenas que eram dispensáveis, uma mostra um parto e a outra apresenta uma relação homossexual bem nojenta. Claramente que essas duas sequências foram inseridas para chocar, elas não acrescentam nada ao filme. Volto a dizer, o filme possui cenas que não fazem grande sentido, por exemplo, o protagonista está a ser atacado na cidade e de repente, para o salvar surgem do nada dois personagens do campo, tipo, não era suposto os dois estarem ali, ou por outra, o que eles estavam ali a fazer ?. No papel principal, encontramos um Damien Bonnard bastante competente e depois temos uma bonita actriz chamada India Hair, que tem a melhor prestação do filme. As atitudes destes dois personagens raramente são explicadas, eles agem vagamente e sem terem noção das consequências dos seus actos. O filme tem um twist muito mal explicado. Sem querer arriscar, diria que existe aqui uma componente cómica disfarçada, mas isso é tema para outra conversa. O final, apesar de bem tosco, agrada pela beleza dos animais envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário