quarta-feira, 14 de junho de 2017

Captain Phillips

Nome do Filme : “Captain Phillips”
Titulo Inglês : “Captain Phillips”
Titulo Português : “Capitão Phillips”
Ano : 2013
Duração : 135 minutos
Género : Biográfico/Drama/Thriller
Realização : Paul Greengrass
Produção : Dana Brunetti/Kevin Spacey/Michael De Luca/Scott Rudin
Elenco : Tom Hanks, Catherine Keener, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Faysal Ahmed, Mahat M. Ali, Michael Chernus, David Warshofsky, Corey Johnson, Chris Mulkey, Yul Vazquez, Max Martini, Omar Berdouni, Mohamed Ali, Issak Farah Samatar, Thomas Grube, Mark Holden, Stacha Hicks.

História : Em Abril de 2009 no Oceano Índico, um porta contentores norte-americano é atacado por piratas somali. O comandante Richard Phillips, um homem com mais de três décadas de experiência no mar, percebe a gravidade da situação e aceita ser feito refém em troca da liberdade da sua tripulação. Os dias que se seguem são de pura tensão.

Comentário : Hoje resolvi vir aqui comentar um dos grandes filmes de 2013, que apesar de ter Paul Greengrass como realizador, é uma obra muito bem concebida e cheia de tensão, eu senti-me totalmente tenso e envolvido durante mais de duas horas de projecção. O filme é baseado em acontecimentos reais, pelo menos aquilo que vemos no geral aconteceu de verdade, e a fita funciona como uma espécie de resumo dos factos. Aquilo que mais me irritou neste filme foi o facto dos americanos passarem quase sempre por heróis e são quase sempre eles que salvam tudo e todos. Além disso, o filme possui ainda alguns erros na lógica das coisas e nas ações de alguns personagens, por exemplo, não se percebe porque motivo os quatro piratas são um pouco ingénuos e se deixam enganar tão facilmente. Como aspectos positivos, temos um bom clima de tensão que está sempre presente, temos uma boa recriação dos acontecimentos, uma boa montagem e duas excelentes prestações a cargo de Tom Hanks e de Barkhad Abdi. Aliás, os quatro actores que desempenharam os principais piratas da Somália (foto em baixo) foram os que estiveram melhor, no que ao elenco diz respeito. Gostava de ver mais cenas dos piratas no navio e gostava que houvesse algumas mortes na tripulação, afim de transmitir mais realismo, mas isso estava fora de questão, porque as coisas não aconteceram dessa maneira. Nota-se que a equipa de produção deve ter tido imenso trabalho para fazer este filme, algumas coisas que se passaram ali não são fáceis de replicar. Inicialmente o filme foca tanto o comandante quanto os somalis no seu país e a preparação destes para o ataque ao navio, achei isso muito positivo. É possível que algumas coisas que vemos no filme não se tenham passado daquela forma, os americanos gostam de alterar as coisas para saírem bem na fotografia. Mas no geral, estamos perante um bom filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário