segunda-feira, 22 de maio de 2017

Jacinta

Nome do Filme : “Jacinta”
Titulo Italiano : “Il Miracolo Di Fatima”
Titulo Português : “Jacinta”
Ano : 2017
Duração : 84 minutos
Género : Biográfico/Drama
Realização : Jorge Paixão da Costa
Produção : José Silva Pedro
Elenco : Matilde Serrão, Henrique Mello, Renata Belo, Dalila Carmo, António Pedro Cerdeira, Pedro Lamares, Graciano Dias, Filipe Vargas, Almeno Gonçalves, Rita Salema, Alexandra Cardoso, Ana Pinto, António Lopes, Diogo Rei Faria, Francisco Sousa, Henrique Marto, João Didelet, João Maria Pinto, José Carlos Garcia, José João, Madalena Doutel, Margarida Serrano, João de Carvalho, Paula Lobo Antunes.

História : Jacinta Marto foi uma dos três pastorinhos que afirmou ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, entre 13 de maio e 13 de Outubro de 1917.

Comentário : Ao contrário daquilo que fiz no meu comentário ao filme “Maddie”, eu aqui não vou divulgar a minha opinião sobre aquilo que se deve ter passado nos acontecimentos testemunhados e vividos pelos três pastorinhos, eu irei apenas analisar o filme como obra cinematográfica em si. Eu gostei deste pequeno filme, que eu interpreto como sendo uma falsa biografia, pois acredito que as coisas se tenham passado de maneira diferente. O principal problema deste filme é que tem pouco de cinema, ou seja, nunca passa de um filme feito para televisão, e é essa a sensação que passa o tempo inteiro. Nota também negativa para o facto de termos tantos actores nacionais conhecidos no elenco, não havia necessidade, existe todo um grupo de profissionais não famosos com boas qualidades interpretativas que merecem que lhes sejam dadas as devias oportunidades. Assim, apenas vou falar da protagonista, a famosa Jacinta Marto. No papel da pastorinha mais famosa, a pequena Matilde Serrão tem aqui uma excelente prestação, ela convence na perfeição no seu complicado papel, para além de passar muito bem para quem vê, o drama de Jacinta mas repito, ela fez a Jacinta que os interesses querem que seja vista, não a verdadeira e aquilo que realmente lhe aconteceu e que foi abafado pela Igreja e pelo governo de há cem anos. Eu fiquei muito comovido com a prestação que a pequena actriz Matilde Serrão emprestou à sua personagem. A recriação de época está aceitável e os pequenos efeitos especiais são isso mesmo, pequenos e no caso das cenas da chuva, são muito manhosos. No geral, gostei bastante deste filme, apesar de tudo o que esta história envolve na realidade e que aqui não foi contado e mostrado. A pequena Jacinta Marto tornou-se santa em Maio de 2017, quando o Papa Francisco visitou Fátima, em Portugal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário