domingo, 2 de abril de 2017

Sieranevada

Nome do Filme : “Sieranevada”
Titulo Alternativo : “Sierra-Nevada”
Titulo Português : “Sieranevada”
Ano : 2016
Duração : 170 minutos
Género : Drama
Realização : Cristi Puiu
Produção : Anca Puiu
Elenco : Mimi Branescu, Judith State, Bogdan Dumitrache, Dana Dogaru, Sorin Medeleni, Ana Ciontea, Rolando Matsangos, Mirela Apostu, Ilona Brezoianu, Ioana Craciunescu, Valer Dellakeza, Aristita Diamandi, Simona Ghita, Marin Grigore, Tatiana Iekel, Petra Kurtela, Catalina Moga.

História : Três dias após o ataque terrorista nos escritórios da revista Charlie Hebdo e quarenta anos após a morte do seu pai, Lary, um neurologista no auge da sua carreira, prepara-se para passar o seu sábado numa reunião de família para assinalar a data e celebrar o falecido. Mas a ocasião não corre de acordo com as expectativas.

Comentário : Trata-se da quinta longa metragem do realizador romeno Cristi Puiu e eu confesso que gosto da sua maneira lenta de filmar e da forma cordata com que apresenta os seus filmes. Apesar de não serem do agrado da maioria, os seus filmes dão sempre que pensar e aqui os temas abordados possuem um papel fundamental. Mas o que temos aqui é uma reunião familiar onde é suposto tudo correr bem, no entanto as coisas saem dos carris e muitos familiares vão-se enervar. Temos aqui toda uma composição muito bem montada, parece que está tudo no seu devido lugar, com cada elemento do elenco a desempenhar o seu papel. Na verdade, gostei das interpretações de todos eles, embora os mais velhos tenham tido melhores desempenhos. O cineasta continua a merecer destaque em relação à maneira como filma as suas histórias, temos uma camara que penetra a fundo no interior desta habitação familiar e vai entrando e saindo sistematicamente de divisão em divisão, mostrando o que se passa e soando tudo o que se ouve e aquilo que eles dizem nas suas conversas ou discussões. É como se a camara estivesse num drone e levitasse pelos locais necessários a captar o essencial. O filme é muito longo, por exemplo, a sequência do padre demora imenso, se tivesse apenas cinco minutos, seria o suficiente. Tem uma sequência de uma grande discussão na rua por causa dos carros que resulta muito bem. O filme tem ainda o mérito de tudo parecer muito realista. Bom filme, recomendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário