segunda-feira, 17 de abril de 2017

Moana

Nome do Filme : “Moana”
Titulo Original : “Moana”
Titulo Português : “Vaiana”
Ano : 2016
Duração : 107 minutos
Género : Animação/Aventura
Realização : Ron Clements/John Musker
Elenco : Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson, Rachel House, Nicole Scherzinger, Temuera Morrison, Jemaine Clement, Alan Tudyk.

História : À muitos anos, numa ilha da Polinésia, vivia Moana, a única filha de um chefe de uma longa linhagem de navegadores. De espírito aventureiro e apaixonado, o maior desejo dela era explorar o mundo e navegar pelo oceano. Apesar de todos os avisos do pai, que desejava que ela seguisse os seus passos como líder da tribo, a rapariga, que tinha em si muita força e coragem, não se coibia de sonhar com grandes façanhas. Subitamente, quando a ilha e o seu povo corriam perigo, ela percebeu que chegou o momento de transpor os limites do recife, salvar a sua aldeia e procurar respostas para as perguntas que sempre a atormentaram.

Comentário : Quem me acompanha neste espaço já sabe que eu adoro animação japonesa e não ligo muito aos filmes animados que os estúdios americanos produzem. No entanto, existem uns que chamam a atenção, como é o caso deste. Outra coisa, não percebo esta insistência, e eu já não falo em tendência, de alterarem geralmente para pior os títulos originais da maioria dos filmes ou por vezes de acrescentar sub-títulos. Neste caso, se o titulo do filme é o nome de uma pessoa, porque motivo alterar drasticamente, gostava que quem manda me respondesse a isto. Eu gostei imenso deste filme de animação : pela história e pela mensagem nele contidas; pelo visual do filme que é estonteante; pelo facto da personagem principal parecer humana; pelos cenários e vivacidade da água onde tudo parece verdadeiro; pela qualidade da imagem e, por último, por causa da própria Moana, eu adorei esta personagem e tudo nela me encantou. Ela é uma personagem cheia de vida, cativante, envolvente, corajosa, bonita, encantadora, consegue que quem a vê ganhe facilmente empatia com ela e seja a favor da sua jornada e entenda as suas decisões e motivações. E o mais importante, Moana não está em busca de um príncipe encantado, a adolescente não tem qualquer interesse amoroso, ela ama a vida e nasceu para ser livre. Nos aspectos negativos, temos excesso de cenas musicais, humor a mais e um caracol brilhante muito enervante. Para espanto meu, gostei bastante deste filme, mas são muito poucos os filmes de animação americanos que eu gosto. Para finalizar, claramente que não me podia ir embora sem dizer que a jovem Auli'i Cravalho é linda. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário