domingo, 16 de abril de 2017

Graduation

Nome do Filme : “Bacalaureat”
Titulo Inglês : “Graduation”
Titulo Português : “O Exame”
Ano : 2016
Duração : 128 minutos
Género : Drama
Realização : Cristian Mungiu
Produção : Cristian Mungiu
Elenco : Adrian Titieni, Maria Victoria Dragus, Lia Bugnar, Malina Manovici, Vlad Ivanov, Rares Andrici, Petre Ciubotaru, Alexandra Davidescu, David Hodorog.

História : Romeo, médico numa pequena aldeia, sempre fez tudo para que a sua filha, Eliza, pudesse estudar no estrangeiro quando terminasse o ensino secundário. Ele está prestes a ver o seu sonho concretizar-se, porque ela ganhou uma bolsa para estudar psicologia numa universidade inglesa. Para isso, só precisa de passar nos exames finais com boas notas. Um dia antes do primeiro exame, Eliza é atacada e quase é violada, esse ataque pode colocar em risco o seu futuro. Romeo tem que resolver a situação, mas nenhuma das soluções passa por usar os valores e princípios que ele, enquanto pai, sempre transmitiu à filha.

Comentário : Na noite passada vi este filme romeno que é realizado por um cineasta do qual eu já vi alguns filmes, pode dizer-se que eu gosto do seu trabalho e mais uma vez fiquei satisfeito. Gostei deste filme e confesso que tive pena quando ele terminou, por mim, continuava a ver mais e mais. A fita possui um clima bastante envolvente que me fez penetrar a fundo na história e estar sempre na expectativa do que iria acontecer a seguir. Tudo segue a um ritmo um pouquinho lento, embora sempre apelativo e para isso contribuiu o argumento muito bem escrito e focado nos detalhes. Basicamente, o que aqui temos é um pai que está disposto a fazer o necessário para garantir o futuro da filha, mesmo que os métodos usados não sejam os mais correctos. Sendo ele próprio um pecador no que à vida de casado diz respeito, não se priva de corrigir a filha nas atitudes dela que ele julga estarem erradas. É um filme calmo, nunca se propõe ao choque e nem é essa a intenção do realizador, este quer somente nos transmitir uma mensagem. No papel principal, temos um Adrian Titieni bastante competente, nós chegamos mesmo a compreender as suas atitudes, apesar de alguns não as aceitarem. No papel de filha, encontramos uma também eficaz Maria Victoria Dragus, fiquei realmente satisfeito com a interpretação desta bonita jovem actriz, ela nos transmitiu na perfeição os dramas, as incertezas e a insegurança da sua Eliza. Bom filme, recomendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário