segunda-feira, 17 de abril de 2017

A Special Day

Nome do Filme : “Una Giornata Particolare”
Titulo Inglês : “A Special Day”
Titulo Português : “Um Dia Inesquecível”
Ano : 1977
Duração : 106 minutos
Género : Drama
Realização : Ettore Scola
Produção : Carlo Ponti
Elenco : Marcello Mastroianni, Sophia Loren, John Vernon, Patrizia Basso, Alessandra Mussolini, Tiziano De Persio, Maurizio Di Paolantonio, Antonio Guerrieri, Nicole Magny.

História : Em 6 de Maio de 1938, em Roma, Mussolini e Hitler encontram-se pela primeira vez. Com o marido e os filhos fora a celebrar o acontecimento histórico, Antonietta, uma solitária e resignada dona de casa, cruza-se acidentalmente com um vizinho seu, Gabriele, um ex-locutor de rádio. À medida que o dia avança para a noite, Antonietta e Gabriele vão desenvolvendo uma relação muito especial.

Comentário : Estive quase para não ver este filme italiano realizado e bem pelo conceituado Ettore Scola, mas optei por embarcar na viagem e gostei bastante do que vi. Gosto de Marcello Mastroianni como actor e também sempre gostei do trabalho de Sophia Loren enquanto actriz, não só eles tiveram bons desempenhos aqui, como a química entre os dois funcionou muito bem. A nível da história, também saímos daqui muito bem servidos, o argumento é intrigante e faculta cenas engraçadas, por exemplo, a sequência em que ele e ela brincam com um dos lençóis no terraço. O encontro também se deu porque o pássaro dela fugiu da gaiola, caso isso não tivesse acontecido, muito dificilmente os dois tinham se conhecido e muito menos as coisas se tinham proporcionado daquela maneira. O filme também diz muito de como as coisas eram nos anos trinta e quarenta, as mulheres estavam apenas destinadas a cuidar da casa e dos filhos menores e os homens estavam apenas destacados a trazer dinheiro para casa através do trabalho, muitas vezes, não tratavam as esposas da forma mais correcta. Veja-se uma frase proferida a meio do filme : “Vamos sair daqui, os homens não são para estar numa cozinha”, isto dito por ela. No início do filme, temos imagens de arquivo de época da visita dos dois líderes e das pessoas que os estavam a ver nas ruas. Gostei mesmo deste filme, disse-me imenso daquela época e acabou por me proporcionar um bom momento de cinema. Um último apontamento, este filme foi nomeado para duas estatuetas douradas : melhor actor e melhor filme estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário