quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Hidden Figures

Nome do Filme : “Hidden Figures”
Titulo Inglês : “Hidden Figures”
Titulo Português : “Elementos Secretos”
Ano : 2016
Duração : 126 minutos
Género : Biográfico/Histórico
Realização : Theodore Melfi
Elenco : Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monae, Kevin Costner, Mahershala Ali, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Aldis Hodge, Glen Powell, Kimberly Quinn, Lidya Jewett.

História : Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram três mulheres afro-americanas brilhantes que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da história : o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita, um incrível feito que restaurou a confiança na nação.

Comentário : Na minha humilde opinião, este filme apenas está nos nomeados de melhor filme, devido à história de quererem inovar a Academia e alargar e diversificar as nomeações no sentido de não serem só brancos. Outro dos motivos que o filme está nomeado para melhor filme é por representar um grande passo para o povo americano, um grande feito dos americanos, para os enaltecer ainda mais. Quero com tudo isto dizer que vi o filme e achei-o apenas razoável, não é digno de estar na lista que se consta. Para mim, este filme vale pelas excelentes prestações de Octavia Spencer e de Taraji P. Henson e também pela fantástica recriação de época que está exemplar. Janelle Monae está bem e consegue a terceira melhor prestação da fita. As três estão maravilhosas. Mas o filme perde-se no argumento e na história que pretende contar com detalhes opacos , com a agravante de nos facultar ridículos momentos cómicos onde não fazem falta nenhuma, isto não é uma comédia, isto é um filme histórico, porra. Os maneirismos americanos estão no filme e isso também não ajuda, tornando-se mais evidente na maneira como alguns brancos tratam as nossas três figuras protagonistas, por elas serem de raça negra. Nós já sabemos como as coisas funcionavam naquela altura, não era preciso o exagero de vezes em que essas situações sucedem. É um filme razoável, mas erra na maneira como conta e mostra a história. Gostei do filme, mas ficou um gosto muito amargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário