quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Hacksaw Ridge

Nome do Filme : “Hacksaw Ridge”
Titulo Inglês : “Hacksaw Ridge”
Titulo Português : “O Herói de Hacksaw Ridge”
Ano : 2016
Duração : 139 minutos
Género : Drama/Histórico/Biográfico/Guerra
Realização : Mel Gibson
Elenco : Andrew Garfield, Teresa Palmer, Sam Worthington, Hugo Weaving, Rachel Griffiths, Vince Vaughn, Nathaniel Buzolic, Robert Morgan, Richard Roxburgh, Luke McMahon, Thomas Unger, Daniel Thone, Yoji Tatsuta, Matt Nable, Bill Young.

História : O sonho do jovem Desmond T. Doss de se tornar médico é adiado devido aos escassos meios financeiros da família. Empenhado em salvar vidas, ele alista-se no exército para cumprir o que considera ser sua obrigação : ajudar os combatentes da Segunda Guerra Mundial, mesmo sabendo que as suas crenças pessoais e religiosas o impossibilitam de possuir uma arma ou matar um inimigo. Apesar do desdém e preconceito da maioria de alguns dos seus colegas que o consideram um cobarde, será durante a batalha de Okinawa, quase sem pegar em armas ou disparar um tiro, que mostrará a sua bravura. Sozinho, ele salva setenta e cinco soldados abandonados à morte em território inimigo. Esse feito fará dele o primeiro objector de consciência a receber a Medalha do Congresso Americano.

Comentário : Trata-se de um dos filmes de guerra mais realistas que vi até hoje e me perdoem todos aqueles aficionados em filmes do género. Mel Gibson é um excelente actor e um bom realizador, e nesta função a violência está sempre presente nos seus trabalhos. Este seu novo filme é muito violento, algumas cenas de guerra são espectaculares, viscerais e estão muito bem filmadas, para além de estarem muito realistas. A realização é um dos principais pontos fortes, bem como a edição de som, o filme tem excelentes efeitos sonoros, parece que estamos mesmo dentro da batalha. A fita possui uma primeira parte mais calma, mas a partir do momento em que o conflito começa, a tensão é sempre a subir e mantém-se quase até ao final.

Quando vi o filme “Silence”, disse no meu comentário a essa obra que tinha sido a melhor interpretação da curta carreira de Andrew Garfield, pois vejo-se na posição de alterar um pouco a minha opinião. Em “Silence”, ele tem a sua segunda melhor interpretação num filme, porque é neste “Hacksaw Ridge” que ele consegue o feito de ter a melhor prestação da sua carreira, fiquei rendido ao seu desempenho, Andrew Garfield está excelente neste papel, ele imprimiu no seu personagem toda a coragem e qualidades do verdadeiro Desmond Doss. Ele entregou-se totalmente a este complicado desempenho. Entre Andrew Garfield; Casey Affleck; Ryan Gosling e Denzel Washington, os quatro excelentes em seus papéis, que vença o melhor. Todo o restante elenco deste novo filme de Mel Gibson está de parabéns, fizeram um excelente trabalho, com destaque para Vince Vaughn. Sobre este último, foi com este papel e com este seu personagem que eu fiquei a gostar dele como actor. O filme peca por alguns erros, clichés do género, enaltecimento do ego americano e por não ter sido escrito pelo próprio Mel Gibson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário