domingo, 18 de setembro de 2016

Polednice

Nome do Filme : “Polednice”
Titulo Inglês : “The Noonday Witch”
Ano : 2016
Duração : 88 minutos
Género : Drama
Realização : Jiri Sadek
Elenco : Anna Geislerova, Karolina Lipowska, Daniela Kolarova, Zdenek Mucha, Jiri Strebl, Marie Ludvikova, Halka Tresnakova, Marek Pospichal, Tomas Bambusek, Petr Kocourek, Zdeneck Palusga, Pavel Moravec, Petr Klimes.

História : Num verão não usual, uma mulher muda-se com a filha pequena para a vila de onde o seu marido é natural. O regresso delas está associado com um mistério que todos parecem estar cientes, menos a menina. O calor aumenta e a água falta em casa, e a criança começa a perceber as coisas, devido ao comportamento sempre preocupado da mãe.

Comentário : Este filme venceu a edição do festival motel x deste ano, coisa que eu não percebo e explico porquê. Na ficha técnica do filme vem a dizer que além de ser um drama, é igualmente um filme de terror, mas eu não vi terror algum durante a projecção. Podemos contar com algumas cenas que parecem sair de um filme de terror, mas não passam disso mesmo, de cenas complementares, que auxiliam a história. Não se pode dizer que este é um filme de terror. A fita segue a um ritmo muito calmo, quase se sente o tempo abafado em que as personagens vivem, falo do tal calor. A fotografia é muito boa e isso nota-se mais nas cenas que decorrem em exteriores, no campo de cereais, por exemplo. O argumento é estranho e não nos faculta as informações que precisamos saber, por exemplo, nunca se chega a saber o que sucedeu ao pai da miúda e porque motivo a mãe esconde essa morte da filha. No papel da protagonista e da mãe da miúda, Anna Geislerova convenceu com a sua brilhante interpretação. No papel de filha, a pequena Karolina Lipowska teve uma prestação bastante a cima da média, e a miúda destaca-se igualmente por possuir uma presença bem forte na tela. O filme peca por quase nada acontecer durante os quase noventa minutos, os sustos praticamente não existem, apesar de aparecer uma figura sinistra, ela não causa qualquer impacto. Trata-se de bom cinema europeu, embora eu confesso que esperava mais deste filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário