domingo, 28 de agosto de 2016

The Blackboard

Nome do Filme : “Takhte Siah”
Titulo Inglês : “The Blackboard”
Titulo Internacional : “Blackboards”
Titulo Português : “O Quadro Negro”
Ano : 2000
Duração : 89 minutos
Género : Drama
Realização : Samira Makhmalbaf
Elenco : Said Mohamadi, Behnaz Jafari, Bahman Ghobadi, Mohamad Karim Rahmati, Rafat Moradi, Mayas Rostami, Saman Akbari, Ahmad Bahrami, Mohamad Moradi, Karim Moradi, Hassan Mohamadi, Somaye Veisee, Rasool Mohamadi.

História : Dois professores calcorreiam as montanhas do Curdistão iraniano à procura de alunos. Trazem às costas quadros negros, enormes ardósias onde se ensina a aprender.

Comentário : Vindo do Irão, este filme foi para mim uma valente surpresa na medida em que eu desconhecia por completo a situação nele retratada. No Curdistão e quem sabe onde mais, os professores percorrem as vastas regiões com enormes quadros às costas para ensinar as crianças dos povos que vivem nessas localidades, e os ensinam a ler e a escrever. A realizadora consegue assim nos apresentar uma situação complicada de pobreza extrema existente nas suas paragens e fá-lo denunciando a situação e arriscando muito. Particularmente, eu gostei deste filme, embora não tenha gostado de algumas coisas. Por exemplo, o filme torna-se por vezes repetitivo e tem uma personagem feminina que chega a irritar com a fala. Tirando esses dois factores, estamos perante um filme bastante aceitável e muito diferente das fitas a que estamos habituados a ver. Um último reparo, gostei das paisagens e do trabalho da cineasta, no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário