terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ghost Dog

Nome do Filme : “Ghost Dog : The Way Of The Samurai”
Titulo Inglês : “Ghost Dog”
Titulo Português : “O Método do Samurai”
Ano : 1999
Duração : 116 minutos
Género : Drama/Crime
Realização : Jim Jarmusch
Elenco : Forest Whitaker, John Tormey, Cliff Gorman, Frank Minucci, Richard Portnow, Tricia Vessey, Henry Silva, Gene Ruffini, Victor Argo, Gano Grills, Vince Viverito, Vinny Vella, Joseph Rigano, Isaach Bankole, Camille Winbush, Gary Farmer, Jerry Sturiano, Tony Rigo, Alfred Nittoli, Vanessa Hollingshead.

História : Um homem misterioso e de poucas palavras vive num terraço e divide o espaço com dezenas de pombos, gere a sua vida segundo os preceitos de um texto do século XVIII do guerreiro Hagakure; o livro do samurai; praticando antigas disciplinas japonesas e aplicando-as no seu trabalho como assassino contratado.

Comentário : Gostei muito deste filme, não conheço muito bem o cinema de Jim Jarmusch, mas começo a tomar-lhe o gosto. Li algures que ele gosta de filmar a noite, as rotinas, o negro e, curiosamente, aquilo que mais gostei neste filme foi de ver o protagonista a conduzir pelas ruas à noite, a ver o que se passa, as pessoas, a sentir o frio da madrugada, enfim, a testemunhar a vida noturna, em carros que não são dele. E tudo muito bem filmado, maravilhoso. Só por estas coisas, vale bem a pena o visionamento deste filme. Forest Whitaker obteve neste filme uma das melhores interpretações da sua carreira, ele faz o filme, a fita vive imenso da sua personagem, ele é a essência da película. Gostei também de várias outras cenas, algumas protagonizadas pelos inimigos. Muito curiosa é a amizade inesperada que o protagonista arranja com uma menina que adora andar com uma sacola cheia de livros. A banda sonora também é boa. Todo o elenco de secundários fez igualmente um bom trabalho no que à representação diz respeito. O filme pode desiludir aqueles que o querem ver em busca de ação, pois não possui praticamente nenhuma. É um drama sobre o mundo do crime, uma espécie de balada cinematográfica que aborda um homem que se rege pelos códigos dos antigos samurais. Confesso que não contava com aquele final, foi algo inesperado. Mas percebi a mensagem do autor. Grande filme.

Um comentário:

  1. Olá.

    É um filme muito bom com uma excelente interpretação do Forest Whitaker.

    O Jim Jarmusch tem uma forma muito peculiar de filmar.
    Recomendo estes três filmes deste realizador: Mystery Train (O Comboio Misterioso), Down by Law (Vencidos pela Lei) e o Stranger Than Paradise (Para Além do Paraíso).

    De todos os filmes que vi do Jim Jarmusch o meu preferido é de longe o Mystery Train.

    Um abraço e bons filmes.

    ResponderExcluir