domingo, 28 de agosto de 2016

Beijing Bicycle

Nome do Filme : “Shiqi Sui De Dan Che”
Titulo Inglês : “Beijing Bicycle”
Titulo Português : “Bicicleta de Pequim”
Ano : 2001
Duração : 115 minutos
Género : Drama
Realização : Xiaoshuai Wang
Elenco : Lin Cui, Bin Li, Xun Zhou, Yuanyuan Gao, Shuang Li, Yiwei Zhao, Yan Pang, Fangfei Zhou, Jian Xie, Yuhong Ma, Lei Liu, Mengnan Li, Jian Li, Yang Zhang.

História : Guei, de 17 anos, chega da província a Pequim e encontra trabalho como paquete. Dão-lhe roupa e emprestam uma bicicleta. Quando já a tem quase paga, a bicicleta é roubada e sem ela, Guei fica desempregado. Desesperado, ele corre Pequim à procura da bicicleta. Quase por milagre, o seu melhor amigo diz-lhe que a viu na posse de Jian, um estudante que a comprou numa feira em segunda mão.

Comentário : Este é o último filme da série “Cinema do Mundo” da Atalanta Filmes que me faltava comentar. E é um dos melhores do grupo, pessoalmente, adorei este filme. Puxa, nunca pensei que uma simples bicicleta fosse inspiração para um argumento tão bom quanto este, é que a coisa resultou muito bem. Começando logo pelo genérico inicial, muito giro. Mas antes disso, somos logo apresentados ao nosso protagonista, Guei, muito bem interpretado por Lin Cui. Também gostei da prestação do seu rival, o jovem Bin Li, teve igualmente um excelente desempenho, embora aqui num personagem mais enervante. As duas senhoras que aparecem no filme foram vividas por duas atrizes muito bonitas, cada uma à sua maneira. O filme aborda também a violência na juventude e o amor não correspondido, bem como as consequências que estes dois factores abarcam. A realização é muito boa e a montagem está perfeita, tudo graças a um grande argumento que, repito, é muito bom e resultou bem. O filme tem alguns twists que também deram certo, quase tudo gira em torno da bicicleta. Um objecto que servia para um dos jovens trabalhar e ganhar a vida, enquanto que para o outro jovem, além de ser um meio de deslocação para a escola, servia também para dar longos passeios com a namorada. Apesar da fita ter terminado mal, eu gostei bastante de quase tudo neste filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário