domingo, 28 de agosto de 2016

12:08 East Of Bucharest

Nome do Filme : “A Fost Sau N-A Fost ?”
Titulo Inglês : “12:08 East Of Bucharest”
Titulo Português : “12:08 A Este de Bucareste”
Ano : 2006
Duração : 90 minutos
Género : Drama
Realização : Corneliu Porumboiu
Elenco : Mircea Andreescu, Teodor Corban, Ion Sapdaru, Mirela Cioaba, Luminita Gheorghiu, Cristina Ciofu, Lucian Iftime, Annemarie Chertic, Petrica Sapdaru, Catalin Paraschiv, George Guoqingyun, Constantin Dita, Daniel Badale, Marius Rogojinski.

História : O país inteiro assistiu em directo na televisão ao momento em que as multidões enraivecidas forçavam o ditador Ceausescu a fugir de Bucareste. Numa cidade sossegada, a este da capital, 16 anos depois deste dia histórico, o dono da estação de televisão local convida duas pessoas a partilhar os seus momentos de glória revolucionária. Mas os telespectadores que ligam para o programa colocam-nos em causa enquanto heróis.

Comentário : Vi este filme romeno esta noite e confesso que gostei bastante, embora já tivesse visto melhor vindo deste país. O filme não possui qualquer componente histórica, é sim, uma obra de ficção sobre a dúvida de ter havido ou não uma revolução. A dúvida é grande, porque nos momentos finais, convidados do programa e espectadores não chegam a acordo, enervando o apresentador. A situação até fica um pouquinho cómica lá para o fim. Destaque para as interpretações, todos estiveram bem com realce para o mais velho que tem que se vestir novamente de Pai Natal. Gostei da fotografia e do argumento, mostrando o quotidiano de algumas personagens. Trata-se de um drama com algum humor, veja-se as situações dos petardos à porta do idoso e, mais tarde, perto dos miúdos. Uma forma diferente de olharmos outra cultura, outro povo, tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Um bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário