quarta-feira, 20 de julho de 2016

The Farewell Party

Nome do Filme : “Mita Tova”
Titulo Inglês : “The Farewell Party”
Titulo Português : “A Festa de Despedida”
Ano : 2014
Duração : 90 minutos
Género : Drama
Realização : Tal Granit/Sharon Maymon
Elenco : Levana Finkelstein, Ze'ev Revach, Aliza Rosen, Ilan Dar, Raffi Tavor, Yosef Carmon, Hilla Sarjon, Ruth Geller, Michael Koresh, Idit Teperson, Shmuel Wolf, Hanna Rieber, Hezi Saddik, Ruth Farhi, Aviva Paz, Mia Katan.

História : Um grupo de idosos israelitas arranjam uma máquina de praticar eutanásia para ajudar amigos em estado terminal.

Comentário : Possivelmente uma das mais importantes estreias cinematográficas desta semana e que curiosamente apenas estreia em três salas em todo o país, o que representa uma vergonha. O filme aborda o tema polémico e complexo da eutanásia, bem como o drama que certas pessoas vivem. O filme possui um toque de comédia, mas esta não surge muito acentuada, é mais humor negro. Esse mesmo humor não interfere diretamente com os assuntos em questão. Eu sou a favor da eutanásia, desde que o doente assim o queira, uma pessoa que está a sofrer devia ter o direito a optar pela morte, se assim o desejasse. Realizado a quatro mãos, o filme tem um elenco principal idoso e todos os atores desempenharam bem os seus papéis. O tema principal do filme é muito delicado, mas as coisas resultam, em parte devido a um argumento bem elaborado. É também uma fita muito triste e muito dramática, sem nunca apelar à lágrima, é uma obra muito humana. Confesso que não me importava se o filme durasse mais, apetecia-me ver muito mais desta história. Fiquei bastante comovido com este filme. Um último reparo, as cenas com o polícia eram completamente desnecessárias. Bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário