sábado, 9 de julho de 2016

La Religieuse

Nome do Filme : “La Religieuse”
Titulo Inglês : “The Nun”
Titulo Português : “A Religiosa”
Ano : 2013
Duração : 112 minutos
Género : Drama
Realização : Guillaume Nicloux
Elenco : Pauline Etienne, Isabelle Huppert, Martina Gedeck, Louise Bourgoin, Alice de Lencquesaing, Françoise Lebrun, Agathe Bonitzer, Gilles Cohen, Marc Barbe, Fabrizio Rongione, Lou Castel, François Negret, Nicolas Jouhet, Pierre Nisse, Garance Clavel, Jean Yves Dupuis, Heloise Jadoul, Gaeline Kalis, Sandra Squillace, Lisa Lacroix, Stephane Bissot, Alexia Depicker, Patricia Steinam, Carolina Reichel, Jasmin Sille.

História : No século XVII, a jovem Suzanne sonha em ter uma vida livre, mas seus pais têm outros planos para ela, colocá-la num convento. Embora resista, ela é forçada a seguir a preparação para a vida religiosa.

Comentário : Esta noite tive a sorte de ver este filme francês que gostei bastante. Trata-se de um filme de época realizado por Guillaume Nicloux que aborda certas condutas que aconteceram na Igreja, espera-se sinceramente que estas coisas já não se passem na actualidade. O filme atinge alguns momentos de violência no momento em que Suzanne fica às ordens da sua segunda Madre Superiora. De facto, a jovem sofre imenso e é tratada de forma desumana. Mas é salva a tempo. Confesso que Isabelle Huppert entra tarde na fita, passaram cerca de 73 minutos quando ela entra em cena, no papel de uma Madre Superiora muito amável, mas com uma tendência um pouco invulgar para uma freira que alcançou tal patamar na hierarquia religiosa. A jovem Pauline Etienne teve uma excelente prestação, tal como Isabelle Huppert. Confesso não ter visto a versão de 1966 do famoso cineasta Jacques Rivette, mas tenciono vê-la assim que tiver a oportunidade. Quanto a esta nova versão, tenho que dizer que não a acho tão má como a crítica a faz parecer ser, pessoalmente, gostei bastante deste filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário