quinta-feira, 9 de junho de 2016

Marie Heurtin

Nome do Filme : “Marie Heurtin”
Titulo Inglês : “Marie's Story”
Titulo Português : “A Linguagem do Coração”
Ano : 2014
Duração : 95 minutos
Género : Drama/Biográfico
Realização : Jean Pierre Ameris
Elenco : Isabelle Carre, Ariana Rivoire, Brigitte Catillon, Noemie Churlet, Laure Duthilleul, Martine Gautier, Patricia Legrand, Sonia Laroze, Valerie Leroux, Noemie Bianco, Eline De Lorenzi, Tiphaine Rabaud Fournier, Sandrine Schwartz.

História : Marie Heurtin é uma adolescente criada praticamente em ambiente selvagem e é também cega e surda. Um dia, uma freira bondosa chamada Marguerite tem pena da jovem e decide ajudá-la a tornar-se numa menina como as outras do convento. Nasce assim, uma poderosa relação de amor materno e de amizade entre as duas mulheres.

Comentário : Não conhecia esta história, isto porque o filme é baseado numa história real, a vivência de Marie Heurtin, uma rapariga que existiu de verdade, que foi transformada e melhorada por uma freira que também existiu. Pessoalmente, fiquei bastante comovido com este pequeno filme biográfico, onde Isabelle Carré possui uma grande prestação. Mas a melhor interpretação do filme cabe à jovem Ariana Rivoire, que me deixou boquiaberto com a sua prestação, pareceu tudo muito real. Naquela altura, a freira Marguerite gostava mesmo da jovem problemática para se ter dado a todo aquele trabalho e fazer dela uma linda menina e capaz. O filme está repleto de cenas bonitas, por exemplo, Marie na neve, o reencontro de Marie com os pais e respectivas comunicações por gestos entre eles, as sequências em que Marie cuida da freira que está em estado terminal com uma doença, como se os papéis se tivessem invertido. As cenas de rebeldia da jovem também estão brilhantes. Uma boa história, um argumento muito bem adaptado e excelentes interpretações, gostei bastante. Grande filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário