segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aferim

Nome do Filme : “Aferim!”
Titulo Inglês : “Brave!”
Ano : 2015
Duração : 106 minutos
Género : Aventura/Drama
Realização : Radu Jude
Elenco : Teodor Corban, Mihai Comanoiu, Toma Cuzin, Alexandru Dabija, Luminita Gheorghiu, Victor Rebengiuc, Alberto Dinache, Mihaela Sirbu, Adina Cristescu, Serban Pavlu, Gabriel Spahiu, Daniel Visan, Puiu Mircea Lascus, Mihaela Dragan.

História : No início do século XIX, um pai e o seu filho percorrem o continente europeu em busca de um escravo, pelo caminho vão conhecendo imensa gente e várias culturas. Os dois acabam por conhecer várias vivências e testemunhar inúmeros acontecimentos.

Comentário : Deste realizador, confesso que tenho imensa curiosidade em ver um filme seu que se chama “Everybody In Our Family”, mas resolvi começar por conhecer o seu trabalho enquanto cineasta por este seu último trabalho, premiado em alguns festivais, incluindo o nosso Indie Lisboa. Apesar de ter gostado do filme, tenho que confessar que não é uma obra fácil de seguir, a narrativa é bastante dispersa e baseia-se em documentos escritos encontrados, papéis esses provenientes daquela época. A fotografia a preto e branco dá um toque especial à coisa e nos dá a hipóteses de saborear o filme de uma outra maneira. Mas não senti empatia com os dois personagens principais, tive sim, mais pena do coitado do escravo, penso que o filme foca igualmente o tipo de escravatura existente naquela época. Gostei do filme mas, devido aos vinte prémios que ganhou, esperava algo melhor. Um filme razoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário