domingo, 8 de maio de 2016

O Rio do Ouro

Nome do Filme : “O Rio do Ouro”
Titulo Inglês : “River Of Gold”
Titulo Português : “O Rio do Ouro”
Ano : 1998
Duração : 95 minutos
Género : Drama
Realização : Paulo Rocha
Produção : Paulo Rocha
Elenco : Lima Duarte, Isabel Ruth, Joana Bárcia, João Cardoso, José Mário Branco, António Capelo, Filipe Cochofel, António João Rodrigues, Alice Silva, Vitalina Beleza, Absinte Abramovici, Joana Mayer, Maria José Marinho, Pedro Santos, Diana Sá.

História : António, um velho patrão de um barco-draga, e Carolina, uma velha guarda-cancela, casam-se. Um dia, Mélita, a sobrinha, cai ao Rio do Ouro e António salva-a. O velho sente-se atraído pela miúda e Carolina fica com ciúmes. Num comboio, Zé dos Ouros, um cigano vidente, tenta vender um colar a Mélita, mas tem uma visão sobre uma vida passada da rapariga : ela matou o amante e pintou com sangue o quarto onde se encontravam.

Comentário : Quando fui ao site do Jornal Público, na parte do cinema, e vejo que os criticos do jornal deram cinco estrelas a este filme, confesso que não podem ter visto o mesmo filme que eu vi. Eu vi à uns tempos os dois primeiros filmes de Paulo Rocha, “Os Verdes Anos” e “Mudar de Vida”, filmes que gostei bastante e até já estão comentados neste site. Mas a mesma satisfação não tive depois de ter visto este “O Rio do Ouro”. Enquanto que os outros dois, eram filmes mais realistas e credíveis, este já possui uma componente de fantasia, para além de ter uma história menos interessante. Mas nem tudo foi mau. Gostei de ter visto a estação dos comboios, temos bonitas imagens do rio, boas prestações a cargo de Joana Bárcia (linda) e de Isabel Ruth, além do que é sempre bom vermos o excelente Lima Duarte actuar. Não é dos melhores filmes de Paulo Rocha, mas deu para ver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário