terça-feira, 26 de abril de 2016

In The Shadow Of Women

Nome do Filme : “L'Ombre Des Femmes”
Titulo Inglês : “In The Shadow Of Women”
Titulo Português : “À Sombra Das Mulheres”
Ano : 2015
Duração : 70 minutos
Género : Drama/Romance
Realização : Philippe Garrel
Elenco : Clotilde Courau, Lena Paugam, Stanislas Merhar, Mounir Margoum.

História : Pierre e Manon são casados há já algum tempo. Ele é realizador e está a trabalhar num documentário sobre um herói da Segunda Grande Guerra. O dinheiro escasseia e eles vão subsistindo como podem ao dia-a-dia. Um dia, ele conhece Elisabeth, uma rapariga mais jovem e muito bonita, com quem inicia uma relação extraconjugal. Manon, por seu lado, também lhe é infiel com outro homem.

Comentário : Mais uma vez, o grande realizador francês Philippe Garrel nos aparece com um drama romântico e mais uma vez, usa a filmagem a preto e branco cromática que tem vindo a marcar os seus últimos filmes. A nível das relações humanas, o realizador sempre soube trabalhar nesse campo de forma irrepreensível e isso nota-se de filme para filme. Nos seus últimos filmes, Philippe Garrel tem conseguido trabalhar melhor questões como o amor, as relações extraconjugais, as traições e a própria questão do adultério em si. O argumento é um pouco redutor, empurrando a questão da traição como sendo ainda uma atitude aceitável no que aos homens diz respeito.

As mulheres continuam a ser tidas e vistas como as grandes responsáveis, como se o mal nesta questão viesse somente delas. Essa questão também foi bem trabalhada. A nível das interpretações, não gostei da prestação de Stanislas Merhar, embora tenha que admitir que o papel de canastrão assenta-lhe como uma luva. O realizador consegue mais uma vez que as mulheres brilhem mais. Clotilde Courau e Lena Paugam, cada uma à sua maneira, obtiveram poderosas interpretações, embora isso se tenha notado mais em relação à primeira e tudo devido às cenas das discussões do casal. Temos que agradecer a Philippe Garrel por mais este excelente filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário