quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Winter Sleep

Nome do Filme : “Kis Uykusu”
Titulo Inglês : “Winter Sleep”
Ano : 2014
Duração : 197 minutos
Género : Drama
Realização : Nuri Bilge Ceylan
Elenco : Haluk Bilginer (Aydin), Melissa Sozen (Nihal), Demet Akbag (Necla), Ayberk Pekcan (Hidayet), Serhat Mustafa Kiliç (Hamdi), Nejat Isler (Ismail), Tamer Levent (Suavi), Nadir Saribacak (Levent), Emirhan Doruktutan (Ilyas), Rabia Ozel (Fatma).

História : Aydin é um actor reformado que gere um pequeno hotel nas montanhas geladas da Anatólia (Turquia), juntamente com a irmã, que ainda traz as feridas do divórcio recente. Aydin vê-se como um amado benfeitor da região mas, em casa, lida com as emoções e discussões da relação tempestuosa e em falência iminente com a jovem esposa. Com a chegada do inverno rigoroso, o hotel torna-se um refúgio para os três. Enquanto a neve vai caindo de forma densa, eles vão tropeçando e mergulhando cada vez mais nos seus dilemas e conflitos, revelando a sua natureza e verdade mais profundas.

Comentário : Depois de ter visto este excelente filme, tenho que fazer três apontamentos : 1 - “Winter Sleep” é o segundo grande filme que vejo este ano; 2 - “Winter Sleep” é um dos três melhores filmes em exibição actualmente nas nossas salas de cinema; 3 - “Winter Sleep” é cinema em estado puro. Estamos perante um excelente objecto cinematográfico, certamente não é filme indicado para cerca de 95% do pessoal que frequenta as salas de cinema e a prova disso é que esteve em exibição somente no Cinema Nimas. É um filme apenas direcionado para aqueles que procuram ver cinema de qualidade, é um filme muito denso.

O filme “Winter Sleep” possui excelentes interpretações; uma fotografia eximia; excelentes planos de camara e lindas imagens; um argumento delicado, muito rico e complexo; tem diálogos muito longos mas também preciosos e detentores de muita complexidade; a realização é muito boa e eu confesso que já vi todos os filmes deste realizador e que estou habituado à sua forma de filmar; o filme tem no inverno uma espécie de personagem secundária, enfim, tudo bons atributos que não são suficientes para definir a grandiosidade desta obra. É cinema do mundo, é um filme turco, decorre algures nesse país. Pessoalmente, adorei o filme, mas reconheço que é necessária uma grande paciência para o ver. É um filme curto em termos de acontecimentos, mas é um prato cheio a nivel das relações humanas. As suas mais de três horas de duração espelham o quanto complicadas são as relações entre pessoas, nomeadamente entre os membros familiares, neste caso, entre marido e mulher e entre irmão e irmã. E depois temos as relações entre amigos. Tudo muito bem filmado e apresentado, da forma mais cordata e profissional possível, enfim, um filme que mostra a vida como ela é.

Por tudo isto e muito mais, “Winter Sleep” é um dos grandes filmes de 2015 e não entendo como não figura na lista dos óscars para melhor filme estrangeiro. Uma enorme falha deste ano. Fiquei mais rico espiritualmente depois de ter visto este magnífico filme. Excelente momento cinematográfico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário