sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

The Imitation Game

Nome do Filme : “The Imitation Game”
Titulo Inglês : “The Imitation Game”
Ano : 2014
Duração : 115 minutos
Género : Biográfico/Drama/Thriller
Realização : Morten Tyldum
Elenco : Benedict Cumberbatch (Alan Turing), Keira Knightley (Joan Clarke), Matthew Goode (Hugh Alexander), Rory Kinnear (Robert Nock), Matthew Beard (Peter Hilton), Mark Strong (Stewart Menzies), Allen Leech (John Cairncross), Charles Dance (Denniston), James Northcote (Jack Good), Steven Waddington (Smith).

História : A vida de Alan Turing, o lendário génio da matemática que decifrou códigos nazis e que acabou perseguido pela sua orientação sexual.

Comentário : Adorei este filme e confesso que amei ter ficado a saber da história deste homem e de tudo aquilo que ele fez para evitar que a desgraça da grande guerra tivesse sido pior. O filme deixa em aberto a seguinte questão : Alan Turing era um ser humano ou uma máquina, claramente que isto é no sentido figurativo da coisa. O filme segue a habitual narrativa, embora oscilando com flashbacks que alternam entre a infância do protagonista e a altura em que ele está detido, ambos tempos ajudam a perceber e a explicar a narrativa principal que ocupa grande parte das quase duas horas. Todas as interpretações principais são poderosas, mas claro que o maior destaque vai todinho para o excelente ator Benedict Cumberbatch, este homem nunca dá um passo em falso na sua carreira. O filme possui momentos de grande tensão, como por exemplo, quando a equipa de decifradores estão a discutir para saberem se contam ou não aquilo que sabem. Sem esquecermos as imagens de época, sinceramente, não sei se faziam falta no filme, mas ficaram bem enquadradas. Após o fim da projeção, descobri o motivo pelo qual o filme está nomeado para melhor filme. Muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário