domingo, 15 de fevereiro de 2015

Casablanca

Nome do Filme : “Casablanca”
Titulo Inglês : “Casablanca”
Ano : 1942
Duração : 100 minutos
Género : Drama/Romance
Realização : Michael Curtiz
Elenco : Humphrey Bogart (Rick Blaine), Ingrid Bergman (Ilsa Lund), Paul Henreid (Victor Laszlo), Claude Rains (Louis Renault), Conrad Veidt (Heinrich Strasser), Sydney Greenstreet (Signor Ferrari), Peter Lorre (Ugarte), S. Z. Sakall (Carl), Dooley Wilson (Sam), John Qualen (Berger), Joy Page (Annina Brandel).

História : Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazis por uma rota que passava por Casablanca. O exilado americano Rick Blaine encontrou refúgio, dirigindo uma das principais casas noturnas da região, onde reencontrará um grande amor do passado.

Comentário : Trata-se do maior dos clássicos e nada melhor do que vir agora comentá-lo, que estamos quase no inicio da semana em que se realiza a cerimónia dos oscars. Pessoalmente, foi a primeira vez que vi este filme e confesso que gostei bastante. Confesso igualmente que gostei de quase tudo neste filme, as imagens de época, as brutais interpretações de Humphrey Bogart e de Ingrid Bergman, a eximia fotografia a preto e branco, o clima de romance entre os dois protagonistas, o guarda roupa, a banda sonora, algumas personagens secundárias (o pianista é magnifico), enfim, estamos perante um filme maravilhoso. Fiquei a saber que Lisboa era local por onde passavam e se refugiavam alguns fugitivos do regime nazi. Vi o filme em cópia restaurada de som e imagem e confesso que tive uma excelente experiência cinematográfica. É também uma obra detentora de muito romantismo, que grande prova de amor, aquela que Rick Blaine deu no final do filme. “Casablanca” entrou assim diretamente para a minha lista de filmes preferidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário