domingo, 14 de dezembro de 2014

Nightcrawler

Nome do Filme : “Nightcrawler”
Titulo Português : “Repórter Na Noite”
Ano : 2014
Duração : 117 minutos
Género : Thriller/Crime
Realização : Dan Gilroy
Produção : Tony Gilroy/Jake Gyllenhaal
Elenco : Jake Gyllenhaal (Louis Bloom), Rene Russo (Nina Romina), Bill Paxton (Joe Loder), Carolyn Gilroy (Jenny), Ann Cusack (Linda), Riz Ahmed (Rick), Michael Hyatt (Fronteiri), Kevin Rahm (Frank Kruse).

História : Louis Bloom é um jovem desesperado por arranjar trabalho. Um dia, por casualidade, apercebe-se de que existe um grupo de jornalismo criminal que, atento ao que acontece nas perigosas noites de Los Angeles, se dedica a filmar acidentes, incêndios, assassinatos e outros casos de polícia, para depois vender esse material aos canais televisivos. Decidido a iniciar o negócio por conta própria e risco, ele inicia uma autêntica patrulha durante as noites pelas ruas da cidade com o único objetivo de captar as imagens na primeira mão e, com isso, ganhar o sustento e algo mais.

Comentário : Cá está um filme que me surpreendeu pela positiva a quase todos os niveis. Sabem aqueles personagens que mesmo nós sabendo que estão a proceder mal, mesmo assim, ficamos do seu lado, pois bem, este Louis Bloom de Jake Gyllenhaal é desses. O jovem ator, depois de poderosas interpretações em “Donnie Darko” e em “Brokeback Mountain”, teve neste seu novo filme outra excelente prestação, possivelmente a melhor da sua carreira. Seria muito injusto se a Academia não o nomeasse para melhor ator. Sim, o comportamento da sua personagem é condenável e até repulsivo em relação ao que faz ao colega, mas confesso que fiquei sempre a torcer por ele. A seu lado, temos uma Rene Russo bastante competente no seu papel. Apesar de não se tocarem, sente-se uma enorme química sexual entre ela e Louis. Este filme fala das novas tecnologias e como elas podem ser negativas. O filme também tem uma componente política e aborda igualmente o poder da polícia enquanto manipulador de informação. Não podemos esquecer que este filme levanta a pontinha do véu, ao transmitir a mensagem de que vale tudo para se conseguir dinheiro. Louis Bloom está disposto a tudo para vencer na vida e o final prova isso mesmo. Um último reparo, o filme possui uma fotografia brutal, parece que estamos a ver aqueles thrillers dos anos 70 e 80. “Nightcrawler” é um futuro candidato a filme de culto, o tempo o dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário