domingo, 23 de novembro de 2014

Interstellar

Nome do Filme : “Interstellar”
Titulo Português : “Interstellar”
Ano : 2014
Duração : 170 minutos
Género : Drama/Ficção Cientifica/Aventura
Realização : Christopher Nolan
Produção : Christopher Nolan/Kip Thorne
Argumento : Christopher Nolan /Jonathan Nolan/Kip Thorne
Elenco : Matthew McConaughey (Cooper), Mackenzie Foy (Murph), Jessica Chastain (adult Murph), Ellen Burstyn (old Murph), Michael Caine (Brand), John Lithgow (Donald), Anne Hathaway (Amelia Brand), Casey Affleck (adult Tom), Matt Damon (Mann), Topher Grace (Getty), David Gyasi (Romilly), Wes Bentley (Doyle), Andrew Borba (Smith), Francis Xavier McCarthy (Boots), Bill Irwin (TARS), Timothee Chalamet (Tom), Collete Wolfe (Hanley), Josh Stewart (CASE), Leah Cairns (Lois), William Devane (Williams), Liam Dickinson (Coop).

História : Algures no futuro, a Terra é um planeta devastado. Os especialistas de todas as áreas buscam planetas potencialmente habitáveis que possam evitar a extinção da humanidade. A comunidade cientifica acredita que a solução pode estar em buracos existentes no espaço, portais que possibilitam a ligação entre mundos ou galáxias, independentemente da distância entre eles. E é assim que uma pequena equipa de exploradores espaciais é enviada na missão mais importante da história da humanidade : entrar num desses portais e encontrar um mundo ou planeta onde a vida possa prosseguir. Entre os elementos dessa pequena equipa, está Cooper, um engenheiro viúvo que está a criar os filhos sozinho com a ajuda do pai. Cooper terá que tomar a decisão mais importante e dificil da sua vida : embarcar nessa perigosa viagem ou ficar ao lado dos seus filhos.

Comentário : Ainda estou sem palavras, horas depois de ter visto este novo filme do mestre visionário Christopher Nolan. Da carreira deste brilhante realizador, vi quase todos os seus filmes, ficando apenas a faltar o seu primeiro registo “Following”. Não vou aqui perder tempo a escrever sobre a sua brilhante carreira, vou somente focar-me no filme em questão. “Interstellar” é um excelente filme, o segundo melhor filme que vi este ano, em primeiro lugar está a obra prima “Boyhood” de Richard Linklater. Gostei de quase tudo em “Interstellar”, a história, o argumento complexo, a excelente fotografia, a poderosa banda sonora, três interpretações a roçar a perfeição (Matthew McConaughey, Jessica Chastain e Mackenzie Foy), efeitos visuais fabulosos, a nivel técnico está perfeito, mas aquilo que mais gostei foi da enorme complexidade daquilo que o realizador nos mostrou ao longo de quase três horas de projeção. 

A terceira hora de “Interstellar” é tão intensa, a minha parte preferida é aquela em que Cooper e Murph se apercebem de quem era a presença que a miúda sentia existir no seu quarto, então aquela sequência em que ele está naquele compartimento e observa a filha e ele próprio no quarto da casa, é a melhor parte do filme. As cenas que decorrem no espaço e nos dois planetas estão perfeitas. Senti-me totalmente envolvido no filme, as três horas passaram a correr, o filme nunca é secante. A empatia entre pai e filha, seja enquanto atores, seja enquanto personagens é perfeita. A única coisa que não gostei no filme foi não ter percebido porque razão Cooper abandonou a filha, a razão que o filme mostra não é suficiente, de certeza que quem manda devia ter alguém com uma vida mais livre para fazer a tarefa. Em resumo, estamos perante outra obra prima de Christopher Nolan, o homem não sabe fazer maus filmes. “Interstellar” e “Boyhood” são os melhores filmes que vi neste 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário