segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O Fantasma

Nome do Filme : “O Fantasma”
Titulo Inglês : “The Phantom”
Ano : 2000
Duração : 90 minutos
Género : Drama
Realização : João Pedro Rodrigues
Elenco : Ricardo Meneses (Sérgio), Beatriz Torcato (Fátima), André Barbosa (João), Eurico Vieira (Virgilio), Joaquim Oliveira (Mário), Florindo Lourenço (Matos).

História : O percurso de Sérgio, cantoneiro de profissão, que percorre os labirintos do lixo de Lisboa, limpando a cidade, em rotas que ninguém conhece, dos despojos que os outros deixaram.

Comentário : Penso que este foi o filme em que João Pedro Rodrigues se estreou como realizador. É um filme adulto e não é para todo o tipo de público. Na altura em que ele estreou, o cinema português passava-me completamente ao lado, mas agora as coisas mudaram. Confesso que nunca gostei tanto do nosso cinema como agora. Gostei deste filme, a entrega do ator Ricardo Meneses ao seu papel é brutal. Os temas principais do filme são a homossexualidade e o sexo em si. Também gostei da atriz Beatriz Torcato, bem como da sua personagem. Como é hábito no cinema português, a qualidade do som é fraca. Pelas imagens que vi, o filme deve ter sido quase todo filmado lá para os lados de Alvalade. Fiquei a saber coisas sobre o trabalho dos cantoneiros que nem sonhava. No entanto, não gostei dos últimos vinte minutos de filme. Apesar disso, João Pedro Rodrigues começou em beleza, bom filme este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário