domingo, 21 de setembro de 2014

Metropolis

Nome do Filme : “Metropolis”
Titulo Português : “Metropolis”
Ano : 1927
Duração : 150 minutos
Género : Ficção Cientifica
Realização : Fritz Lang
Elenco : Alfred Abel (John Fredersen), Gustav Frohlich (Freder), Rudolf Klein Rogge (Rotwang), Theodor Loos (Josaphat), Brigitte Helm (Maria).

História : Numa cidade futurista, o filho do homem mais poderoso apaixona-se por uma jovem profeta da classe trabalhadora e decidem tentar acabar com a tirania dos poderosos. No entanto, alguém possui um excelente plano para destruir a cidade.

Comentário : Vi esta manhã este excelente filme pela primeira vez, adorei o filme e já o tenho na lista dos meus preferidos. O que mais gostei foi do argumento. Trata-se de um filme dos anos 1920 e, para essa época, está perfeito. A fita retrata algo que ainda hoje se verifica. Os poderosos dominam aqueles que têm poucas possibilidades. O filme aborda ainda questões como a corrupção, o egoísmo, o uso do poder para humilhar e subjugar os mais desfavorecidos, a revolta popular, o trabalho árduo e sem condições, o autoritarismo, o respeito entre pais e filhos, o respeito entre patrões e empregados, a ganância, o orgulho, o uso ou abuso da ciência para benefício próprio, a fome de dinheiro, a ignorância, mas a cima de tudo, retrata o amor. Todos estes temas e assuntos ainda existem e são sentidos na nossa sociedade actual. É uma espécie de filme visionário, como se as mentes daquela altura pudessem ver o futuro. A nível visual, o filme está perfeito, com efeitos especiais muito bons, cenários magnificos, se tivermos em conta que o filme foi feito em 1927. Só tenho um único defeito a apontar : o exagero de algumas expressões dos personagens. “Metropolis” é o primeiro grande filme de ficção cientifica da história da sétima arte. Adorei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário