sábado, 20 de setembro de 2014

André Valente

Nome do Filme : “André Valente”
Titulo Português : “André Valente”
Ano : 2004
Duração : 72 minutos
Género : Drama
Realização : Catarina Ruivo
Produção : Paulo Branco
Elenco : Leonardo Viveiros (André Valente), Rita Durão (mãe), Pedro Lacerda (pai), Dmitry Bogomolov (Nicolai), Camila Bessa (Susana), Ricardo Aibeo (Vitor), Carla Chambel (caixa), Leonor Venturinu Piller (Carolina).

História : Um menino enfrenta sozinho o abandono do pai e a depressão da mãe. Acaba por encontrar aquilo que precisa num homem estrangeiro.

Comentário : Dentro do cinema português independente, este “André Valente” é um dos meus preferidos. Assim à partida, os únicos defeitos deste filme são a qualidade do som (péssima) e a curta duração da fita. Tudo o resto é muito bom. A principal interpretação, do pequeno Leonardo Viveiros que carrega o filme todinho às costas, é perfeita. Também gostei muito da interpretação do ator que desempenhou o russo amigo do menino. A pequena atriz Camila Bessa também esteve bem no papel da melhor amiga do protagonista. Rita Durão igualmente bastante competente. Depois temos atores conhecidos em curtas aparições como são o caso de Ricardo Aibeo no papel do amante da mãe do menino, Carla Chambel no papel de uma funcionária de um super mercado ou da pequena estrela Leonor Venturinu Piller no papel da nova amiga e vizinha do nosso protagonista. O filme possui ainda planos de camara muito bons e imagens muito bonitas. Pode não parecer, mas o filme é detentor de uma carga dramática muito forte e aborda questões bem complexas. O argumento é igualmente poderoso. Lamentavelmente, foi mais um filme vitima da escassa publicidade e ficou também a perder por ser direcionado a um tipo de público muito específico. A ver e rever várias vezes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário